“A mais bela profissão de fé é aquela que, como um raio, dissipa as trevas da sua alma.” (Padre Pio de Pietrelcina)

Como Ler a Bíblia

A Bíblia não é um livro, é uma BIBLIOTECA

 

Um amigo me disse – “A Bíblia não é um livro, é uma BIBLIOTECA.”
Fiquei surpreso, à primeira vista, mas logo vi que ele tinha razão: é Biblioteca, grande até.
São 73 livros escritos por pessoas diferentes e com finalidades diferentes.
A partir disso comecei a ensinar: – Você não chega numa biblioteca e começa a ler um livro após o outro, na ordem em que eles estão na estante. Não. Da mesma forma você não pode começar em Gênesis e ir lendo um livro após o outro na ordem em que estão nessa estante, chamada Bíblia.
Como acontece com muitos, você vai começar a complicar-se e certamente você vai parar pelo quarto ou quinto livro. Pior ainda, vai dizer que é impossível ler a Bíblia. Não dá para entender! É natural. Isso aconteceria em qualquer biblioteca do mundo!
E necessário, portanto, um plano de leitura.
A Palavra de Deus se esclarece a si mesma:
A Bíblia explica a Bíblia. É certo!
Basta que leiamos livro após livro numa ordem correta. Muitos planos de leitura podem ser feitos. Apresentamos aqui um bom plano. Ele se destina àqueles que querem começar e não têm outros meios senão conhecer a Bíblia pela própria Bíblia.

1. Comece lendo a 1ª carta de João
Leia esta carta 7 vezes. Não se espante. Não é superstição. Não é difícil.
A primeira carta de João é curta, ela ocupa apenas duas paginas da Bíblia. Você pode facilmente ler a 1ª carta de João todinha, todos os dias.
Faça isso durante 1 semana. Portanto, 7 vezes. Por que a 1ª carta de João? E por que 7 vezes?
A primeira necessidade de um cristão é ter a certeza de sua salvação. E saber que Deus o amou e o escolheu.
Gratuitamente, sem nenhum merecimento seu, Ele o pôs na lista daqueles que Ele quer salvar. Foi uma escolha gratuita! Amorosa! Sem merecimento!
Esta certeza produz em nós a alegria da Salvação. E todo cristão precisa tela.
Se tivéssemos que esperar até sermos suficientemente “bons”, para que nos possamos “tornarmos dignos” da salvação, nós nunca o seríamos. Muitos continuam pensando que Deus nos salva em vista da nossa bondade, dos nossos méritos, das nossas boas obras. E por isso andam abatidos debaixo de um duro fardo. Sem alegria! Sem entusiasmo! Assim geralmente são os cristãos. Mas não, ninguém “é digno”! A salvação é totalmente gratuita.
Ele nos escolheu! Ele, por sua conta, sem olhar os nos305 merecimentos, nos colocou na lista daqueles que Ele quer salvos.
Somos eleitos! Somos escolhidos! Caminhamos na alegria da Salvação. No entusiasmo de sabermos que fomos os escolhidos.
Dos 73 livros da Bíblia apenas essa pequena carta foi escrita com esse propósito: dar-nos a certeza da Salvação.
Na conclusão de sua carta São João diz: “Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna, vós que credes no nome do Filho de Deus” (Jo 20,31).
Sim, foi para isto que João escreveu: dar-nos a certeza de que temos a Vida Eterna, e ela permanece em nós pelo único fato de acreditarmos e confiarmos em Jesus, o Filho de Deus.
Lendo e relendo você vai se convencendo desta feliz realidade: Você é salvo! Você é escolhido!
E foi Ele que o escolheu. Foi uma iniciativa gratuita da parte do Senhor.
Isso contradiz o raciocínio humano. Em geral contradiz também à formação que temos recebido. Você mesmo não acreditaria…
É grande demais! Só a Palavra de Deus é capaz de convencer-nos. (é por isso que você vai ler a carta inteira 7 vezes. Uma vez por dia, para convencer-se, pela palavra de Deus, da mais linda realidade de sua vida.)
Leia a carta inteira todos os dias e faça o diário.
Você pode fazer o diário da carta inteira todos os dias (sempre haverá novidade) ou fazer o diário de 1 só capitulo por dia. Os dois métodos funcionam.

2º. Leia o Evangelho de João duas vezes
Depois da primeira semana comece a ler o Evangelho de João. Leia 4 capítulos por dia. Assim, em 5 dias, você o lerá por inteiro.
Terminada a leitura volte outra vez no início do Evangelho. Faça sempre o diário.
O próprio São João declara a finalidade do seu Evangelho. “Para que creias que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo tenhais a vida em seu nome” (Jo 20,31).
A finalidade do seu Evangelho é narrar os milagres, os ensinos de Jesus que comprovam sem deixar dúvida quanto a sua identidade: Jesus é o Cristo, o Filho de Deus Vivo.
Por esta razão o lemos agora, e duas vezes.

3º. Leia o Evangelho de Marcos duas vezes
O iniciante que quer ter um bom conhecimento de Jesus precisa ter uma visão global de sua vida.
A leitura do Evangelho de Marcos é o que mais ajudará, pois em apenas 16 pequenos capítulos ele apresenta a vida pública de Jesus.
Sendo 4 capítulos por dia, em apenas 8 dias você terá lido duas vezes o Evangelho e terão uma boa visão de vida de Jesus.

4º. Leia as pequenas cartas de São Paulo
Você já está preparado para receber os ensinamentos de Paulo, as igrejas iniciantes que ele mesmo formou agora procura consolidar com suas cartas. Elas retratam a nossa situação.
Leia pela ordem que está na Bíblia.
Gálatas, Efesios, Filipenses, Colossenses, 1ª e 2ª Tessalonicenses, 1ª e 2ª Timóteo, Tito e Filemon.
Será muito útil ler a carta toda de uma vez e fazer o diário. As cartas maiores: Gálatas, Efésios e Timóteo podem ser divididas em 2 dias.
As traduções atuais do Novo Testamento trazem boas instruções das cartas (há livros também sobre isso). É muito importante lê-las para entender melhor a mensagem do apóstolo.

5º. Leia o Evangelho de Lucas
É a narração mais longa e mais detalhada.
Leia na base de 3 capítulos por dia. Você já está em condições de demorar-se mais sobre o texto e sentirá necessidade, muitas vezes, de comparar com outras passagens já lidas. Por isso leia ao menos: 3 capítulos por dia.

6º. Leia o livro dos Atos dos Apóstolos
E a continuação natural do Evangelho de Lucas. Ele mesmo nos narra a vibrante ação do Espírito Santo após a Ascensão de Jesus.
Homens cheios do Espírito Santo, conduzidos por Ele testemunham com poder Jesus, o Senhor, e iniciam comunidades cheias de vida.

7º. Leia a Carta aos Romanos
É a carta mais rica em ensinamentos doutrinários. Principalmente, o vibrante ensinamento sobre a salvação gratuita que nos é dada mediante a fé.

8º. Leia o Novo Testamento todo, duas vezes
Até esse ponto você terá lido, em cerca de 2 meses, os livros básicos do Novo Testamento. Você já tem um bom fundamento.
Inicie agora a leitura de todo o Novo Testamento. Mesmo os livros que já foram lidos, você relê-los mais duas vezes, e faça sempre o diário.
Que beleza! Em menos de 1 ano você lerá todo o Novo Testamento duas vezes, e os livros mais importantes você terá lido várias vezes. É uma graça.

OBSERVAÇÃO: Principalmente no início, algumas pessoas sentirão dificuldades em ler os 4 ou 3 capítulos previstos para cada dia. Esforce-se por fazê-lo. Mesmo que não consiga captar tudo, não faz mal.

Esta é uma primeira leitura. Como você está vendo, todos os livros do Novo Testamento serão relidos, uma, duas e até mais vezes. Portanto, tente acompanhar o ritmo.
Todavia, se não conseguir mesmo, leia menos, mas seja constante, todos os dias, e faça o diário espiritual.

Pe. Jonas Abib

Anúncios

Os comentários estão desativados.