“A mais bela profissão de fé é aquela que, como um raio, dissipa as trevas da sua alma.” (Padre Pio de Pietrelcina)

Para ser feliz é preciso ter coragem de vencer a si mesmo

“Quem não acredita em Deus está fadado a tristeza” diz Felipe Aquino

Quem não tem fé e não acredita em Deus corre o risco de cair na tristeza da ausência da esperança. Porque se a vida não tem sentido, então para que iremos viver? Se tudo está fadado a morte e ela realmente é o fim, por que então continuar lutando neste mundo?

A primeira condição para a felicidade é acreditarmos que Deus nos criou para sermos felizes. E se hoje não somos plenamente felizes, é porque o pecado entrou no mundo e manchou tudo aquilo que estava reservado para nós.

Deus nos quer participando da sua felicidade, em comunhão com Ele. Por isso, o principal motivo da nossa existência é participar da vida bem aventurada do Nosso Senhor. E o melhor caminho para atingirmos a meta que Deus traçou para nossa vida é seguir Suas leis, porque se Ele nos ama a ponto de dar Seu Filho para a remissão dos nossos pecados, não há como negar que a felicidade está reservada para aquele que é temeroso a Deus.

O Papa João Paulo II disse que o homem atual vive como se Deus não existisse, e classifica isso como o ateísmo teórico, pois mesmo não expressando isso em palavras, ele vive como se não desse importância para as consequências de suas atitudes.

Da mesma forma que uma máquina não funcionará corretamente, caso não sigamos as instruções do manual, nós também não iremos viver uma felicidade plena se não seguirmos o manual que nos foi deixado por Deus: a Sagrada Escritura.

Nós precisamos sim de coisas materiais, como o dinheiro para providenciar o sustento para nossa família, manter nossa saúde e manter nossas necessidades básicas. Mas não podemos deixar que os bens materiais sejam o guia de nossas vidas, porque quando menos esperarmos estaremos reféns dessas coisas.

Correr atrás da felicidade nesta vida é como correr atrás do vento, você nunca irá conseguir pegá-lo. Se você quer mesmo sentir os efeitos do vento, pare e permita que ele venha até você. E assim é com Deus, quando buscamos incessantemente as coisas, caímos no ativismo e deixamos passar o melhor que Deus tem reservado para nós.

Não nos damos conta que a felicidade está dentro de cada um de nós e a buscamos sempre fora. Nas coisas deste mundo, muitas vezes na prostituição, na bebida alcoólica, nas drogas, entre tantas outras coisas. Isso pode até trazer prazer momentâneo, mas nunca irá saciar o nosso desejo mais ardente pela felicidade.

Você é chamado a santidade, e ser santo não é ser triste ou ficar emburrado, mas é sim ser alegre e louvar a Deus em todos os instantes da sua vida. No hora da angústia, quando tudo parecer não fazer mais sentido, pegue seu terço reze, pois nosso Deus é um Deus de alegria.

Muitas pessoas perdem a felicidade por causa do medo, e na maior parte das vezes esse medo é fictício, não passa de pensamentos colocamos em nossa cabeça pelo maligno.

Acreditar que Deus é Pai e na sua providência é se entregar, verdadeiramente, aos Seus cuidados. Se você realmente deseja alcançar a verdade felicidade e contemplar todas as promessas feitas por Deus, é preciso ter fé no Pai, porque Ele não nos pede nada sem que antes dê a graça para que sejamos capazes de realizar.

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com Formado em Matemática, tendo concluído o Mestrado e o Doutorado em Engenharia Mecânica. É pregador de Retiros de Aprofundamentos, em todo o país

Fonte: Canão Nova

Anúncios

Os comentários estão desativados.